Vida

Diretor do El Mundo afastado devido a alegadas pressões políticas

Pedro J. Ramirez Reuters/Juan Medina

Embora tenha dito que se dependesse dele, teria ficado diretor do jornal durante toda a vida, Pedro J. Ramirez diz que entende a decisão de o afastar da direção deste jornal espanhol.

O diretor do jornal espanhol El Mundo foi afastado do seu cargo alegadamente devido a «pressões do poder», uma decisão que poderá estar relacionada com os diversos casos investigados pela publicação nos últimos tempos.

Pedro J. Ramirez, um dos mais afamados jornalistas espanhóis e que na origem deste jornal há 25 anos, tem denunciado escândalos relacionados com a família real espanhola e com o governo espanhol, incluindo o caso Barcenas.

«Fomos testemunhas e protagonistas de alguns dos feitos mais extraordinários da história de Espanha», acrescentou o até aqui diretor do El Mundo.

Na despedida do El Mundo, feita através de um vídeo, o jornalista diz que entende esta decisão, muito embora tenha dito que, se dependesse dele, teria ficado diretor do jornal durante toda a vida.

«Já que não posso ser diretor do jornal até ao último dia da minha vida vou usar este relógio até ao último dia da minha vida», acrescentou o jornalista, em referência a um relógio oferecido pela administração que nunca funcionou bem, mas que tem a bola do mundo.

Em comunicado divulgado pelos proprietários do segundo jornal mais vendido de Espanha, Pedro J. Ramirez disse ainda sentir pesar, orgulho e gratidão no momento de saída e agradeceu a companheiros, acionistas e leitores.