Forte agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte é o que se pode esperar para os próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um novo aviso para o mau tempo até domingo em Portugal continental, prevendo forte agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte.
Segundo um comunicado divulgado pelo IPMA, estas condições meteorológicas decorrem de uma forte corrente de oeste no Atlântico norte e da passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do continente.
As previsões apontam para «precipitação generalizada a todo o território do continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do norte e centro, e que, na quinta-feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros».
O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, até 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral e até 120 km/h nas terras altas.
A altura significativa das ondas na costa ocidental irá variar entre cinco e sete metros podendo atingir alturas máximas entre oito e dez metros
Para hoje, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de cheias nas bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo.
De acordo com um comunicado divulgado pela ANPC, as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo estão «suscetíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente vulneráveis».
Todos os distritos do continente estão sob aviso laranja do IPMA, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima até às 06:00 de sexta-feira.
O aviso laranja, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, está também em vigor nas ilhas do grupo oriental por causa do vento até às 06:00 de quinta-feira.