Desporto

Sporting reclama vistoria independente à cobertura do Estádio da Luz

O Sporting diz que foi surpreendido com a garantia dada hoje pelo Benfica de que o derbi terá lugar terça-feira às 20h15. O clube diz que a segurança é e continua a ser a prioridade.

O Sporting solicitou à Liga e ao Benfica uma vistoria independente, idónea e competente às condições de segurança da cobertura do Estádio da Luz, para o derby desta terça-feira.

Em comunicado, o Sporting justifica esta atitude «face a novos dados e informação recolhidos, durante o dia de hoje, nomeadamente quanto à velocidade do vento e à resistência das infra-estruturas».

A SAD leonina estranha que o Benfica tenha confirmado hoje, por volta da hora de almoço, a realização do jogo na noite desta terça feira, às 20h15, apenas com a vistoria técnica da Martifer.

O Sporting considera que poderia ter utilizado o Regulamento Disciplinar, artigo 94, pontos 1 e 2, que significaria a atribuição de vitória na secretaria. Mas os acontecimentos de ontem na Luz «não tiveram o intuito de prejudicar o jogo, ao contrário do que sucedeu na Taça da Liga, em que houve dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras», diz o Sporting neste comunicado.

Mais: Sporting reafirma que pretende jogar o encontro, «apresentando-se no Estádio da Luz, tal como fez domingo, ou em qualquer outro estádio que reúna as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube».

Além do Benfica e Liga, o Sporting alertou ainda o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa para estas preocupações de segurança. Uma situação grave que só pode ser ultrapassada pela tal vistoria independente.

De outra forma, termina este comunicado, se algo acontecer amanhã ou em evento futuro, «serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção» da cobertura do Estádio da Luz.