Economia

Portugal paga juro de 5,112% pela emissão de 3 mil ME de dívida a 10 anos

Portugal já concluiu a emissão de dívida sindicada que se iniciou esta manhã. O Estado angariou três mil milhões de euros, comprometendo-se com uma taxa de 5,112% para colocar obrigações com maturidade em fevereiro de 2024.

Durante a operação, a procura mais do que triplicou a oferta. Na emissão de dívida, a procura atingiu os 9,3 mil milhões de euros.

Uma procura, ainda assim, inferior à registada em maio do ano passado. Nessa altura, na emissão também a 10 anos, a procura ultrapassou os 11 mil milhões, sendo que a taxa de juro foi de 5,66% para os mesmos 3 mil milhões de euros de dívida.

Com a emissão de hoje, o financiamento necessário para 2014 estará praticamente garantido e, a partir daqui, o IGCP pode começar a pensar nas necessidades para o próximo ano.

Em reação, João Moreira Rato, presidente da agência que gere a divída pública, considerou, em declarações à TSF, que a operação foi um sucesso.

Também o PSD considerou um sucesso a emissão de divida, com Miguel Frasquilho a sublinhar que foi dado mais um passo para o país sair do resgate da forma mais favorável possivel.

No mesmo sentido, Cecília Meireles, do CDS, disse que Portugal está mais autónomo face aos credores internacionais.