A jornalista Sumaya al Yabarti foi nomeada chefe de redação do Saudi Gazette, tornando-se a primeira mulher que ocupa este tipo de cargo num diário na Arábia Saudita, anunciou hoje o jornal.
O diário anglófono explicou que Al Yabarti foi promovida do cargo de assistente de redação, ao qual chegou em 2011 depois de 10 anos no jornal Arab News, também em inglês.
Al Yabarti manifestou o desejo de que a sua nomeação «abra a porta às [suas] companheiras no mundo laboral» e acrescentou, em declarações ao seu jornal, que por ser mulher a sua responsabilidade como chefe de redação «será o dobro».
O seu antecessor, Jaled al Maíma, assegurou sentir-se «orgulhoso de deixar o seu posto para uma mulher jornalista», manifestando esperança de que as nomeações de mulheres sauditas para cargos monopolizados pelos homens se convertam em algo normal.
Al Maíma acrescentou que não foi uma questão de género, mas sim as qualidades de Al Yabarti que lhe deram esta oportunidade.
Apesar de várias mulheres sauditas terem já ocupado cargos de liderança em jornais e revistas do país, Al Yabarti é a primeira mulher que chega a chefe de redação de um jornal em todo o país, informa a Saudi Gazette.