O EBus começou a ser experimentado na quinta-feira com passageiros na região metropolitana de São Paulo, a maior cidade do Brasil, no âmbito de um projeto-piloto da administração local.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, em comunicado, que o veículo, chamado EBus e desenvolvido pela multinacional japonesa Mitsubishi e pela concessionária brasileira Metra, é o primeiro no mundo a utilizar esta tecnologia para o serviço público.
O projeto, que pretende reduzir a emissão de gases poluentes e ruídos, é uma iniciativa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP).
[youtube:bNFm89GB3kU]
A fase de testes começou na quinta-feira em Diadema, um dos municípios da região metropolitana de São Paulo, e visa «verificar a viabilidade técnica e económico-financeira da tecnologia de tração elétrica totalmente movida a baterias, sem a necessidade de recorrer a uma rede aérea de alimentação», refere o comunicado.
Até junho, o autocarro verde vai transportar passageiros num percurso diário de 11 quilómetros entre os bairros de Morumbí e Diadema, anunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O autocarro tem 18 metros de comprimento em dois corpos e uma capacidade para transportar 124 passageiros, com um sistema de baterias recarregáveis que permite percorrer 160 quilómetros por dia com quatro recargas.