França, Bélgica e Alemanha são alguns dos países que estão a ser afetados por esta poluição, diz a Agência Europeia do Ambiente. Em Paris, o céu é negro, o ar é pesado e o sol quase não se vê.
A Agência Europeia do Ambiente alertou para a existência de altos níveis de poluentes em vários países do centro da Europa, como a França, Bélgica e Alemanha.
Esta agência explicou que esta situação está relacionada com o tempo e pode provocar problemas cardiovasculares e respiratórios.
Em Paris, onde os transportes públicos vão ser gratuitos até domingo por causa da poluição, o céu é negro, o ar é pesado e o sol quase não se vê, explicou um português que vive na capital francesa há 30 anos.
O dia «amanheceu mais cinzento e há um nevoeiro por cima de Paris. É normal haver um tempo escuro, apesar de Paris não ter o sol de Lisboa, mas mesmo assim é um tempo esquisito», acrescentou Carlos Pereira, em declarações à TSF.
Sobre o facto de os transportes públicos serem gratuitos até domingo, Carlos Pereira lembrou o facto de se estar em campanha eleitoral em França para as eleições municipais que se realizam daqui a duas semanas.
Uma portuguesa que está a fazer um doutoramento «sentiu uma certa dificuldade em respirar» quando saiu de casa e uma «sensação estranha na garganta» e mesmo uma «sensação de sofoco».
Também ouvida pela TSF, Raquel Schaefer adiantou ainda que viu o metro mais cheio que o habitual em Paris e muito menos automóveis na zona da sua faculdade do que o que é costume.