Os Estados Unidos vão divulgar esta segunda-feira o pacote de novas sanções contra a Rússia. O anúncio foi feito por Barack Obama durante uma visita oficial às Filipinas.
Washington já tinha anunciado durante o fim-de-semana que a administração norte-americana está pronta para avançar com mais medidas de condenação contra Moscovo, apesar de não ter a certeza da sua eficácia.
Barack Obama confirmou esta manhã que as novas sanções serão setoriais e vão atingir cidadãos e empresas próximas de Vladimir Putin, e ainda as exportações da indústria da defesa.
O presidente dos Estados Unidos diz que a Rússia ainda está a tempo de optar por uma solução pacífica para a ocupação da Ucrânia. Se Moscovo não alterar a sua posição, novas medidas condenatórias serão anunciadas e deverão atingir vários setores da economia russa.
As declarações de Barack Obama surgem no dia em que também os ministros europeus dos Negócios Estrangeiros vão discutir, em Bruxelas, a aplicação de novas sanções contra a Rússia. O congelamento de ativos e a interdição de viagens são algumas hipóeteses em cima da mesa.