Vida

Colômbia: Avião DC3 desaparecido já foi avistado

Um avião comercial de modelo DC3 com seis pessoas a bordo desapareceu na quinta-feira no Estado colombiano de Meta, no centro do país, informou a Força Aérea da Colômbia (FAC). A agência Efe diz que o avião foi avistado a 45 quilómetros a norte da povoação de San Vicente.

A aeronave, pertencente à empresa comercial "Aliansa", fazia a ligação entre as cidades de Villavicencio e Florencia e "não chegou ao destino, previsto para as 12:45 locais (18:45 em Lisboa), de acordo com o itinerário", referiu a FAC, num comunicado citado pela agência noticiosa Efe.

Entretanto e segundo a agência Efe, o avião foi avistado por elementos da Força Aérea colombiana a 45 quilómetros a norte da povoação de San Vicente de Caguán, em Caquetá, refere um post daquela força militar no Twitter sem, contudo, explicar o estado da aeronave nem dos seus ocupantes.

O Centro Nacional de Recuperação da FAC ativou os protocolos de busca, que se centram na região de la Uribe, no Estado de Meta, onde se presume que possa estar o avião desaparecido.

De acordo com os órgãos de comunicação locais, o avião, de matrícula HK-4700, transportava dois tripulantes, quatro passageiros e carga.

Os DC3 começaram a ser fabricados nos Estados Unidos na década de 1930 do século XX e quase 80 anos depois ainda há aparelhos operacionais em regiões remotas da Colômbia, bem como noutros países.

No sábado passado, uma avioneta de matrícula canadiana despenhou-se na região de Santander (noroeste do país), mas os corpos dos tripulantes só foram resgatados na segunda-feira última, pela FAC.