Política

Governo está decidido a aumentar salário mínimo para 500 euros

O jornal Expresso conta, esta manhã, que o Governo está decidido a aumentar o Salário Mínimo Nacional para 500 euros, já este ano, mesmo que não haja acordo para mais mudanças na legislação laboral.

O Governo quer aumentar para 500 euros o salário mínimo já este ano. Um aumento, de 15 euros, autónomo de outras mexidas na legislação laboral.

O Executivo fez saber que desta maneira vai ao encontro da pretensão da UGT. O primeiro-ministro tinha dito que a intenção do Executivo era começar já a negociar, logo que a troika deixasse Portugal, para aplicar o aumento, no início do próximo ano.

A ideia será apresentada aos parceiros sociais no final deste mês, já depois das eleições. A TSF tentou confirmar notícia junto do gabinete do ministro do Trabalho, que não quis pronunciar-se sobre o assunto.

A UGT tinha colocado como condição discutir o aumento do salário mínimo, depois de concluído o processo de saída da troika e de realizadas as eleições.

O presidente da CIP, António Saraiva, confirmou, esta manhã à TSF, que está previsto o início da discussão no dia 29 de maio e que da parte da CIP não há nada a opôr a que o aumento aconteça já este ano.

António Saraiva espera que o acordo que for alcançado, entre os parceiros, seja duradouro.

A TSF tem tentado sem sucesso, ao longo da manhã, um contacto com Carlos Silva, da UGT.