Vida

Descoberta retrete com assento de madeira com 2000 anos

Fundação Vindoland

Arqueólogos britânicos anunciaram a descoberta num antigo acampamento militar romano em Northumberland do primeiro assento de uma retrete feito em madeira. Preservado por quase dois mil anos, trata-se de um assento único em todo o Império Romano.

«Já sabíamos muito sobre as retretes romanas graças a escavações anteriores, tanto nesta zona como no resto do império antigo. Foram encontradas latrinas romanas fabulosas, mas nunca antes tínhamos tido o prazer de ver um assento de madeira em perfeito estado de conservação», adiantou o arqueólogo Andrew Birley.

Um prazer que terá sido de alguma forma partilhado pelos soldados que se sentaram nesta retrete. Por todo o império romano têm sido encontradas latrinas, mas todas elas com assentos de pedra e mármore. A descoberta agora anunciada é diferente. Estes soldados tinham outro conforto. Em vez da pedra fria eles sentavam-se sobre a madeira. Caso raro, e para já único, em todo o império.

«É maravilhoso encontrar algo que nunca tinha sido visto até agora, é uma descoberta assombrosa», disse à cadeia britânica BBC Andrew Birley, diretor das escavações no forte militar de Vindolanda, norte de Inglaterra, junto à Muralha de Adriano, a fronteira mais setentrional do império romano.

«É uma peça muito bem trabalhada. Assim que começámos a desenterrá-la não tivémos dúvidas sobre o que tínhamos encontrado», salientou Birley, cuja equipa está agora a tentar encontrar o resto da retrete original à qual pertencia o assento.