Empresas

Metro de Lisboa em greve esta manhã

Metro de Lisboa Global Imagens/João Girão

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estão hoje em greve parcial. A circulação vai estar suspensa entre as 06:30 e as 11:00, prevendo-se a normalização da circulação a partir das 11:30.

Contactada esta manhã pela TSF, a dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), Anabela Carvalheira, disse que as estações estão todas encerradas e que a adesão dos trabalhadores à greve parcial «é bastante elevada»,apesar de ainda ser «cedo para fazer a avaliação».

A greve foi convocada pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores do Metro, como um protesto «contra a privatização da empresa» e «contra os cortes salariais», numa altura em que o Governo vai fazer aprovar novos cortes dos salários a partir do próximo mês.

Anabela Carvalheira deixa ainda um apelo para que «os passageiros se solidarizem com a luta e compreendam que o metro está cada vez com pior serviço não por culpa dos trabalhadores mas do Governo e do conselho de administração».

Entre as 08:00 e as 10:00, está marcada uma Durante o período de greve, a Carris vai reforçar algumas das suas carreiras de autocarros coincidentes com os eixos servidos pelo metro, nomeadamente a 726 (Sapadores-Pontinha Centro), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação Damaia).