Desporto

Paulo Bento abandona Seleção Nacional

Jorge Amaral/Global Imagens

O anúncio foi feito pela FPF num comunicado publicado na página online. A decisão acontece dias depois da derrota caseira contra a Albânia e na ressaca dos resultados obtidos no Mundial do Brasil.

Em comunicado a Federação Portuguesa de Futebol afirma que «hoje, 11 de setembro, termina o vínculo contratual de Paulo Bento com a FPF e ao serviço das Seleções. Esta foi uma decisão tomada conjuntamente entre a Direção da FPF e Paulo Bento».

A Federação agradece o trabalho do treinador aos comandos da seleção, destaca o apuramento de Portugal para o EURO 2012 e para o Mundial 2014 e termina afirmando que «a FPF já esta a trabalhar numa solução estruturada para dirigir as nossas Seleções e que será conhecida em breve».

O técnico assumiu o lugar de selecionador português em 2011, sucedendo a Carlos Queiroz, já a meio da fase de qualificação para o Euro2012, e liderou Portugal até às meias-finais da competição, que decorreu na Ucrânia e Polónia.

O cargo de Paulo Bento começou a ficar tremido após o percurso da seleção no Mundial. A equipa acabou por "cair" na fase de grupos, numa campanha que ficou aquém dos objectivos e foi marcada por vários problemas físicos dos jogadores.

Paulo Bento tinha renovado antes do início do Campeonato do Mundo no Brasil. O contrato seria até 2016, um vínculo que fica agora sem efeito.