Vida

Inundações serão cada vez mais frequentes nas próximas décadas, diz especialista

Rossio, Lisboa Global Imagens/Jorge Amaral

O investigador Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, entende que a «maior frequência de eventos de precipitação elevada em intervalos de tempo curtos» está ligada ao facto de a «atmosfera conter mais vapor de água».

O investigador Filipe Duarte Santos considera que as inundações em Lisboa são uma consequência das alterações climáticas e um cenário que será cada mais frequente em Portugal e no mundo nas próximas décadas.

Ouvido pela TSF, este professor da Universidade de Lisboa diz que a «maior frequência de eventos de precipitação elevada em intervalos de tempo curtos» está relacionada com o facto de a «atmosfera contém mais vapor de água e é mais convectiva».

«O que há a fazer em termos de adaptação é planear as condutas de água na cidade e criar nas cidades sistemas que evitem o facto de estas serem impermeáveis», acrescentou Filipe Duarte Santos, que lembrou que Lisboa é uma cidade à beira do rio e condicionada pelas marés.

Este especialista em alterações climáticas sugere que as cidades tenham «espaços verdes que permitam a infiltração de águas» ou que estas «sejam canalizadas para espaços temporários» para que não hajam inundações de ruas e vias.