A Casa Ermelinda Freitas comercializa o vinho "Leo d'Honor" e não quer que Messi use a marca "Leo" na Europa. Os órgãos da União Europeia deram-lhe razão.
Messi associou-se à empresa vinícola argentina Bianchi em 2010 para uma linha de vinho com o nome do craque ("Leo"), cujas receitas revertem em parte para a Fundação Messi, que desenvolve projetos sociais.
Acontece que a Casa Ermelinda Freitas registou em 2011, e até 2021, a marca "Leo d'Honor" para toda a Europa. E entende que a marca argentina pode provocar confusão nos consumidores.
Por isso pediu à entidade europeia que trata das patentes e marcas que impeça a comercialização do "Leo".
Segundo veio noticiado na Argentina, já houve duas decisões favoráveis às pretensões da empresa portuguesa, pelo que resta aos advogados de Messi recorrer para o Tribunal Geral da União Europeia.
Contactada pela TSF, a Casa Ermelinda Freitas prefere não comentar o caso, mas José Varanda, advogado especialista em propriedade industrial, considera que este caso levanta, de facto, uma questão de «confundibilidade» de marcas.