Na carta que enviou à Chefe de Estado brasileira, o primeiro-ministro reitera o empenho do governo português no aprofundamento das relações bilaterais com «o principal parceiro comercial» na «América do Sul e Central».
«Quero, em nome do Governo de Portugal e no meu próprio, apresentar a Vossa Excelência as minhas sinceras felicitações pela sua reeleição para o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil, desejando os maiores êxitos no novo mandato», lê-se na carta que Passos Coelho enviou hoje a Dilma Rousseff e a que a agência Lusa teve acesso.
O líder do executivo sublinhou «o empenho» quanto ao «relacionamento bilateral» entre Portugal e Brasil dada a «riqueza de oportunidades existentes», em virtude dos «laços humanos e linguísticos», a «inserção geográfica de cada país» e a «vontade mútua de explorar novas avenidas de cooperação».
«O Brasil é, incontestavelmente, o principal parceiro português na América do Sul e Central. A internacionalização da economia portuguesa tem um sido um eixo prioritário da ação do meu Governo. Desejamos por isso continuar a projetar as grandes empresas, mas também as pequenas e médias, numa lógica de coligação empresarial e cruzamento de vontades com as suas congéneres brasileiras», diz ainda a carta do chefe do Governo.