Mundo

Subiu para 36 pessoas o número de pessoas esmagadas durante a passagem do ano em Xangai (vídeo)

Stringer/ Reuters

Em Xangai, na China, subiu para 36 o número de pessoas que morreram num tumulto durante as celebrações do Ano Novo. Várias dezenas ficaram feridas. Pessoas que corriam atrás de notas falsas.

A multidão entrou em delírio quando começaram a ser lançados cupões de uma janela de um clube noturno da zona. Os cupões foram confundidos com notas de dólar.

[youtube:VC64KDLAAKs]

A tragédia de Xangai ocorreu cerca das 23:30 (15:30 de quarta-feira em Lisboa) numa praça da concorrida zona do "Bund", a marginal neoclássica da cidade. Milhares de pessoas, a maioria jovens, preparavam-se para celebrar a entrada no novo ano.

Segundo relatos difundidos pela agência noticiosa oficial Xinhua, a debandada foi provocada pelo lançamento de cupões que pareciam notas de cem dólares norte-americanos.

Os cupões, que a multidão se precipitou para apanhar, foram lançados de um bar situado no terceiro andar de um dos edifícios do "Bund", contaram testemunhas citadas pela Xinhua.

Trinta e seis pessoas morreram e quarenta ficaram feridas, treze das quais em estado grave.

«Incidentes fatais com este não são raros na China, o país mais populoso do mundo. No passado, as debandadas ocorreram sobretudo devido a falhas de segurança», assinalou a Xinhua.

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu uma investigação imediata para apurar as causas da debandada.