Portugal

Turismo quer acesso à Torre da Serra da Estrela por túnel ou por teleférico

Global Imagens/ Filipe Pinto

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal defende «uma de duas soluções» para permitir o acesso permanente ao Maciço Central da Serra da Estrela. O diretor do Parque Nacional da Serra da Estrela diz que a ideia é boa mas não é novidade.

Em declarações à TSF, Pedro Machado sugere a criação de uma alternativa por teleférico ou através de um túnel que ligue Covilhã e Seia. Se isso não acontecer «estaremos condenados a ter menor interesse pela Serra quando não neva e quando neva o acesso é impossível». Uma realidade que na opinião do presidente do turismo do Centro «é quase contraditória na perceção dos turistas, sejam nacionais ou estrangeiros».

Pedro Machado admite a necessidade de reforçar os meios de limpeza das estradas, mas deixa claro que essa, na sua opinião, não é uma solução para acabar com os frequentes cortes provocados pelos nevões.

No inverno, e isso tem acontecido nos últimos dias devido ao corte de várias estradas, milhares de pessoas são impedidas de chegar às zonas mais altas da Serra da Estrela.

Contactado pela TSF, Rui Melo, diretor do Parque Nacional da Serra da Estrela, afirma que para já ainda não lhe chegou nenhum projeto às mãos. Em teoria admite que a construção de um teleférico teria mais-valias do ponto de vista ambiental, mas lembra também que a ideia não é nova.

Rui Melo diz que já se tentou fazer um teleférico capaz de levar os turistas até ao Maciço Central, no entanto, a construção não avançou porque o projeto era difícil de implementar.