Ambiente

Primeiro radar meteorológico na região Norte é inaugurado hoje

Arouca Geopark

O radar localizado em Arouca permite detetar fenómenos meteorológicos perigosos com maior antecedência. Pode ser uma preciosa ajuda para os serviços de proteção civil.

O radar, hoje inaugurado por Cavaco Silva na Serra da Freita, está localizado a mais de mil metros de altura. É o primeiro do país com polarização dupla. Um avanço tecnológico que permite distinguir os diversos estados das partículas de água na atmosfera.

Fenómenos inesperados e perigosos, como chuva muito intensa podem ser detetados com maior antecedência. Uma preciosa ajuda para os serviços de proteção civil.

Sérgio Barbosa, o meteorologista responsável pela gestão deste projeto, explicou à TSF que este radar «permitirá fazer a sua deteção e acompanhamento com um rigor superior ao dos restantes radares da rede. Isso vai fazer com que aumente a qualidade e a antecedência dos avisos de tempo severo. Melhorar as condições de segurança das populações face a catástrofes naturais».

Até agora, a Região Norte tem recorrido a radares espanhóis para a observação meteorológica. Sérgio Barbosa diz que a distância não tem permitido, em alguns casos, uma correta avaliação dos riscos meteorológicos. «As estimativas que tínhamos, apesar de ser melhor do que nada, tinham pouco rigor. Havia claramente subdeteção de precipitação em toda a Região Norte».

Com uma torre de 47 metros de altura, o Radar Meteorológico de Arouca terá ainda um miradouro no 10º piso que permitirá aos visitantes ver o mar, a Serra da Estrela, o Grande porto e a Ria de Aveiro.

Este radar, que se vem juntar aos radares de Loulé e Coruche, representa um investimento de cerca de 3 milhões de euros, comparticipados em mais de 80% por fundos comunitários.