Mundo

Reino Unido proíbe publicidade que integra parte velha de Jerusalém em Israel

REUTERS/Ronen Zvulun

O Reino Unido proibiu hoje uma publicidade do governo israelita, que deveria aparecer num jornal britânico, sugerindo que a parte velha de Jerusalém faz parte integrante de Israel, o que a comunidade internacional recusa.

A capa do suplemento turístico, que deveria acompanhar a edição de um jornal, cuja título não foi revelado, mostra um panorama da cidade velha com esta inscrição: "Israel tem tudo" ("Israel has it all").

Segundo a autoridade britânica de regulação da publicidade, a combinação da foto e do texto sugere que a cidade velha, situada em Jerusalém Leste, faz parte de Israel.

Ora, se Jerusalém Leste está sob ocupação israelita desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, a comunidade internacional recusou sempre reconhecer a sua integração no território israelita, decidida por Israel em 1982.

«Dado que o estatuto do território em questão é objeto de frequentes desacordos internacionais, considerámos que a apresentação da publicidade induziria o leitor em erro, ao lhe fazer crer que a parte velha de Jerusalém faz parte de Israel e levando-o inclusive a poder tomar uma decisão que não tomaria de outra forma», a saber, deslocar-se a Jerusalém, explicou a autoridade.

Segundo este regulador, o governo israelita alegou em sua defesa que «não quis fazer política», mas apenas informar que locais como a parte velha de Jerusalém só «estavam acessíveis a quem se deslocasse a Israel».