Já são mais de 1.300 os doentes que estão a ser tratados à hepatite C. Escutado pela TSF, o presidente do Infarmed diz que tem sido de crescimento rápido o ritmo dos tratamentos.
Aumenta todos os dias o número de doentes com hepatite C que estão já a receber tratamento.
Eurico Castro Alves, presidente do Infarmed, diz que os medicamentos inovadores estão a ser administrados a mais de 1.300 doentes, um cenário muito diferente de há um mês, quando uma doente faleceu por falta de tratamento e muitos outros aguardava luz verde do Infarmed para começarem os seus.
Eurico Castro Alves garante que a rapidez na aprovação dos pedidos está a permitir o acesso à medicação inovadora em menos de uma semana, por isso, sublinha o presidente do Infarmed, os números mudam todos os dias.
O presidente do Infarmed acredita que este ritmo vai abrandar nos próximos meses e as previsões estão já traçadas pela autoridade do medicamento.
Em Portugal existem cerca de 13 mil doentes com hepatite C, mas a maioria não precisa dos medicamentos inovadores, que começaram a ser disponibilizados a todos gratuitamente há cerca de um mês, depois de o ministro da Saúde ter chegado a acordo com a farmacêutica norte-americana.
Para além dos 1.300 doentes que estão a ser tratados outros 1.700 já têm aprovação para avançar em breve com o tratamento.