Poderá estar iminente uma solução para os clientes lesados no BES com a venda de papel comercial aos balcões do banco, mas referentes a empresas do Grupo Espírito Santo, como foi o caso da Rio Forte.
As negociações entre o Novo Banco e o Banco de Portugal estão nesta altura em curso e pode estar em causa a perda de mais de metade do investimento aplicado.
As perdas podem ir até 70%
Segundo o Jornal de Negócios, a solução que está a ser negociada permitirá aos clientes do papel comercial do GES receber 30 a 40 mil euros por cada 100 mil euros investidos.
A TSF sabe que há reuniões a decorrer entre equipas técnicas do Banco de Portugal e do Novo Banco, procurando uma solução o mais rapidamente possível, de preferência esta semana. Ainda não há valores fechados.
Esta é, no entanto, uma solução que não agrada a Ricardo Ângelo, presidente da associação que representa os lesados do BES. Os clientes do BES voltam a ameaçar com uma retirada massiva de dinheiro do banco.
Os clientes lesados do BES exigem «100% de ressarcimento do capital investido» e dizem que «não podem ser vítimas de um sistema que não funciona».
Eles vão reunir-se na sexta-feira com a administração do Novo Banco. Já amanhã, entregam uma carta ao governador do Banco de Portugal, antes de começar a audição a Carlos Costa no parlamento, no âmbito da comissão de inquérito ao BES.