Mundo

Acordo nuclear: Alemanha vê oportunidade de negócio

O acordo alcançado ontem relativo ao programa nuclear iraniano é visto pelos empresários alemães como uma "janela de oportunidade" para aumentar as exportações.

O acordo relativo ao programa nuclear iraniano foi alcançado ontem em Lausanne na Suiça. O texto, ainda preliminar, permite ao Irão manter um programa nuclear muito reduzido e debaixo de estrito controlo em troca de vários apoios económicos e políticos que passam pelo "aliviar"das sanções internacionais.

O entendimento entre as partes foi conseguido pelo designado grupo "5+1" (que inclui os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU,Estados Unidos, China, França, Rússia, Reino Unido, Alemanha) e Irão.

É precisamente com o "aliviar" das sanções internacionais que os empresários alemães ficam na expectativa. Numa previsão feita à a agência Reuters, um perito da Câmara do Comércio e Indústria alemã, Felix Neugart, adianta que os empresários estão a encarar o acordo como um sinal encorajador antecipando que, a longo prazo, os valores das trocas comerciais com o Irão podem mesmo chegar aos dois dígitos falando já na casa dos mil milhões.

Para termo de comparação, a Reuters lembra que, no ano passado, depois de algumas sanções terem sido retiradas, as exportações alemãs para o Irão cresceram quase 30 por cento ultrapassando os dois mil e 400 milhões de euros.

Segundo o perito em trocas comerciais, o interesse dos iranianos abrange várias áreas desde a indústria automóvel até às energias renováveis passando pelo setor químico e farmacêutico ou ainda pelos equipamentos médicos.