Artes

Os pesadelos dos portugueses em "As mil e uma noites"

"As mil e uma noites", de Miguel Gomes DR/O Som e a Fúria

Começou esta quinta-feira a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. No sábado, há uma estreia em português, a primeira de três partes do filme de Miguel Gomes "As mil e uma noites".

"O inquieto", o primeiro volume do filme "As mil e uma noite" estreia este sábado, em Cannes, onde decorre desde hoje a Quinzena dos Realizadores. "O desolado" é a segundo, "O encantado" a terceira parte desta trilogia que retrata Portugal nos anos de 2013 e 2014.

Da crise política, à crise económica e social, são várias as temáticas tratadas neste trabalho com mais de seis horas que, segundo o produtor, Luís Urbano, "não pretende atacar ninguém, apenas fazer um retrato". O filme conta com um elenco composto pelos atores Adriano Luz, Américo Silva, Carloto Cotta, Crista Alfaiate, Chico Chapas, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Jing Jing Guo, Luísa Cruz e Teresa Madruga.

[youtube:yONovEHyvXo]

Miguel Gomes realizou várias curtas-metragens e fez a sua primeira longa-metragem "A Cara que Mereces" em 2004. "Aquele Querido Mês de Agosto" (2008) e "Tabu" (2012) trouxeram-lhe reconhecimento internacional.

"Tabu" foi estreado na competição da Berlinale onde ganhou o prémio Alfred Bauer e FIPRESCI; o filme foi vendido para mais de 50 países e ganhou vários prémios. Retrospetivas da obra de Miguel Gomes tiveram lugar na Viennale, BAFICI, no festival de cinema de Turim, na Alemanha e EUA.

"Redemption", a curta-metragem mais recente, estreou em 2013 no Festival de Veneza. As Mil e uma Noites, é uma longa-metragem de três partes, que estreia na edição deste ano da Quinzena dos Realizadores em Cannes.