Vida

Santo António só com sardinha congelada

Global Imagens/ Leonel de Castro

O preço elevado da sardinha fresca, a oito euros por quilo, está a afastar a sardinha acabada de capturar da festa tradicional de Lisboa.

A TSF foi ao mercado nos bairros típicos da capital. Na Graça e na Mouraria, a venda do peixe já não é como no passado.

Os Pregões de outras eras já não ecoam como gritos cantados nas ruas da Mouraria. Na Rua do Capelão, a peixeira Maria do Rosário já não tem pregões, não tem canastra, nem tem sardinha para o Santo António.

A sardinha fresca é comprada a sete euros e vendida depois a oito. Uma margem de lucro curta, mas se não houver fresca avia-se sardinha congelada, porque esta sempre foi a tradição.

No mercado de Sapadores, Alice Guerra queixa-se dos arraiais que não usam sardinha fresca e por isso conseguem ter grandes margens de lucro.

A sardinha fresca com preços elevados nos retalhistas faz com que os arraiais desta noite apostem na sardinha congelada.

No Porto, o São joão não chegou e o preço da sardinha já aumentou. Já é quase uma tradição . Em junho, mês dos santos populares mais famosos, o preço da sardinha dispara. Isso mesmo verificou a TSF na lota de Matosinhos, onde o preço por quilo varia entre os cinco e os seis euros.

Há uma semana estava mais barata, é certo, mas agora que a festa se aproxima a " conversa " é outra. Os vendedores dizem que a procura já é muita, que o mar deu pouca e por isso o preço aumenta.

Uma " lei" básica da economia que parece concretizar-se todos os anos por esta época e à medida que o São João se aproxima o preço do peixe aumenta e muito podendo atingir , dizem na lota, os 20 euros o quilo como aconteceu no ano passado .