As palavras são da artista grega Danae Stratou, mulher do antigo ministro grego das finanças, Yanis Varoufakis, de visita a Portugal para participar na edição 2015 da Bienal de Cerveira. Danae descreve o último mês como um tempo de muitas emoções e de absoluta agitação na Grécia.
Foi inaugurada este sábado a 18ª Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira. Uma das artistas representadas é Danae Stratou Varoufakis, mulher do antigo ministro das finanças grego.
À conversa com a TSF ela descreve o último mês como uma "montanha russa de emoções", com o referendo à austeridade e a vitória do não.
Danae Varoufakis diz que o referendo foi uma espécie de semente para que a Europa mude. O povo votou não mas a austeridade está a caminho da Grécia. A mulher do ex-primeiro ministro das finanças grego não sabe como é que isso aconteceu mas diz que a mudança não acontece de um momento para o outro.
Já sobre o que pensa o marido de tantas novidades na política grega, a Sra Varoufakis diz que ninguém tem dúvidas.
"É claro aquilo que ele pensa. Ele... Todos queremos uma Europa melhor, todos queremos mudança. Não queremos austeridade. Portanto é não à austeridade, no fundo. É isso que o povo quer e é isso que ele quer. É estar numa Europa que possa ser democrática e que possa respeitar o voto do povo", disse.
E o que vai fazer Varoufakis com aquilo que pensa? Danae Stratou não sabe se o marido vai criar um novo partido.
"Não o ouvi a falar nisso. Apenas sei que ele vai respeitar e quer servir aqueles que votaram nele. Este é o seu objetivo: servir as pessoas que votaram nele e as pessoas que votaram contra a austeridade. É disso que ele tem falado nos últimos 5 ou 6 anos e é por isso que ele vai continuar a lutar", adianta a artista.
Danae Stratou é um dos nomes em destaque entre os muitos que estão representados na Bienal de Cerveira. Ela diz que não vai ser a austeridade a matar a cultura grega.