Política

Legislativas: Bloco e Verdes recomendam datas afastadas das férias

DN

O BE indicou hoje 27 de setembro ou 04 de outubro como as datas "aconselháveis" para a realização das eleições legislativas, os Verdes preferem escrutínio em outubro.

"Consideramos que as eleições devem ser marcadas a 27 de setembro ou 04 de outubro, que são as datas que são simultaneamente o mais cedo possível, mas também fazem as eleições serem num período de vida normal, ou seja, já com o ano letivo iniciado", afirmou a porta-voz do BE, Catarina Martins.

Catarina Martins, que falava aos jornalistas no final de uma audiência com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que está hoje a ouvir os partidos com vista à marcação da data das próximas eleições legislativas, disse que para o BE essas são as "datas aconselháveis" para a realização do ato eleitoral.

"É importante que as eleições decorram o mais cedo possível, mas também decorram numa normalidade do quotidiano", enfatizou.

Antes do BE, o Presidente da República já tinha ouvido o partido ecologista Os Verdes, que manifestou preferência pelo mês de outubro para a realização das eleições legislativas.

"Os verdes têm preferência que as eleições decorram no mês de outubro, 04 ou 11 de outubro mas não manifestámos uma preferência exata relativamente ao dia", afirmou a deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que está hoje a ouvir os partidos com vista à marcação da data das próximas eleições legislativas.

Sublinhando que o período de campanha eleitoral é uma altura de "profundo esclarecimento" aos eleitores e de debate das propostas dos partidos, Heloísa Apolónia justificou a preferência de Os Verdes pelo mês de outubro para afastar a campanha eleitoral da "época de férias e também da época mais atribulada do início do ano letivo".