Vida

Escultura com garrafas de Licor Beirão "brilha" em Inglaterra

DR/ Valter Vinagre

Uma escultura em ferro forjado com garrafas de Licor Beirão da autoria da artista plástica portuguesa Cristina Rodrigues vai estar em exposição pela primeira vez numa casa senhorial em Inglaterra a partir de domingo.

"A Fonte da Felicidade" foi criada para celebrar os 30 anos de carreira dos publicitários Carlos Coelho e Paulo Rocha e vai integrar a exposição que Cristina Rodrigues tem atualmente em Tatton Park, uma propriedade histórica no norte de Inglaterra.

Esta é a primeira de uma série de 17 peças de arte entre esculturas e instalações encomendadas para celebrar algumas das marcas que os dois publicitários trabalharam desde 1985.

Cristina Rodrigues, que tem formação em arquitetura e que tem desenvolvido recentemente trabalho com mulheres do concelho de Idanha-a-Nova, disse à agência Lusa ter seguido o mesmo processo criativo e etnográfico de entrevistas pessoais.

"Peguei na ideia de José Mattoso da ?História da vida privada portuguesa', que é uma obra que eu adoro, e pensei como é que estas marcas transformaram a vida dos portugueses e na história do Paulo Rocha e do Carlos Coelho como homens", disse à agência Lusa.

A primeira peça a sair deste trabalho é uma peça de exterior, de grande dimensão, em torno da qual se estendem centenas de correntes, também em ferro.

Carlos Coelho, presidente da agência Ivity Brand Corp, saudou o resultado, olhando para a fonte como o "momento de álcool que nos abre os sentimentos multinacionais e desinibe a grandeza da nossa alma lusitana".

O Projecto as Artes e as Marcas, que envolve outros dois artistas nacionais, "pretende pelas artes confrontar a economia".

"Evocando a nossa carreira de 30 anos de marcas, pretendemos colocar na agenda pública a importância da estética e do pensamento criativo enquanto factores de desenvolvimento económico", acrescentou.