Vida

Ronaldo assina camisola para ajudar a Palhaços d'Opital

Miguel Midões/TSF

Está a leilão uma camisola de Cristiano Ronaldo, da Seleção Nacional, para apoiar a Palhaços d'Opital. Uma associação composta por doutores e enfermeiros palhaços que leva alegria e boa disposição aos mais velhos que estão internados nos hospitais de Aveiro, Figueira da Foz e Viseu.

O objetivo da angariação de fundos para a Palhaços d'Opital, com sede em Cantanhede, é dar continuidade à interação junto daqueles que estão internados e poder aumentar o número de unidades hospitalares onde estão presentes.

A camisola está assinada pelo CR7 e foi conseguida através do chef Luís Lavrador, que é um amigo em comum. O leilão pode ser acompanhado aqui.

A intervenção destes doutores e enfermeiros palhaços começa com uma passagem de turno com o chefe de enfermagem do serviço visitado. Na ortopedia do Hospital da Figueira da Foz, depois de estarem a par das situações mais ou menos propensas a uma injeção de riso, começam por distribuir bom humor.

João Belo foi operado ao joelho, mas isso não o impede de entrar no jogo e, por momentos, esquece-se das dores do pós-operatório. Faz-se passar por outra pessoa, goza com o estado do país e até diz que tem um primo que "anda a dar passos de coelho".

Na enfermaria ao lado, Joaquim Jerónimo, recebeu pela primeira vez a consulta do Dr. Risotto e da Enfermeira Belita. Não esconde o agrado e diz que "é giro e diverte. É bom terem este espírito porque há aqui muita gente desorientada".

Jorge Rosado, o Doutor Risotto, e Isabel Rosado, a Enfermeira Belita são voluntários. Dois professores ligados às artes, que criaram a associação para ajudar os outros. "O que nos move é os sorrisos que vemos na cara das pessoas, a mudança do olhar. O vermos que podemos fazer a diferença por quem está tão abandonado no hospital", afirma.

Para continuar este trabalho junto dos mais velhos, a Palhaços d'Opital conseguiu que Cristiano Ronaldo assinasse uma camisola da seleção para leiloar. "Temos um amigo comum com o Ronaldo e pedimos-lhe que interviesse junto do jogador para que nos assinasse uma camisola, que pudéssemos leiloar para angariar fundos, no sentido de continuar o nosso trabalho". E Cristiano Ronaldo assinou.

A Palhaços d'Opital considera fundamental uma mudança da sociedade perante os seniores, que estão cada vez mais abandonados, sobretudo nos hospitais, onde é preciso arrancar sorrisos.