O país junta-se assim à Inglaterra e República Checa na fase final do Euro 2016. A França, por ser país anfitrião, tem lugar garantido.
A Islândia qualificou-se este domingo, pela primeira vez na sua história, para a fase final de uma grande competição futebolística, ao empatar a zero na receção ao Cazaquistão, em encontro da oitava jornada do Grupo A.
A formação nórdica lidera o agrupamento, com 19 pontos, os mesmos da República Checa, que também se qualificou hoje, ao vencer na Letónia por 2-1, e 12 da Turquia, vencedora por 3-0 na receção à Holanda, com 10.
Com 19 pontos conquistados, em oito jogos, a República Checa confirmou a sexta presença consecutiva no campeonato da europa, torneio que vêm disputando consecutivamente desde 1996.
Assim, além da França, país anfitrião, o Euro2016 conta já com as presenças confirmadas de Inglaterra, República Checa e Islândia.
Contas bem mais complicadas tem a Holanda, que voltou a perder este domingo, desta vez com a Turquia (0-3). Oguzhan Özyakup, aos oito minutos, Arda Turan, aos 26 e Burak Yilmaz, aos 85, marcaram os golos da equipa da casa, que permitem aos turcos somar 12 pontos, e assim ultrapassar os holandeses na luta por um lugar no 'play-off'.
No Grupo B, o País de Gales 'adiou' a qualificação, ao empatar (0-0) em casa frente a Israel. Ainda assim, os galeses estão também perto de fazer história e confirmar a presença numa grande competição 57 anos depois da única grande presença numa grande competição, o Mundial de 1958.
Para já, seguem na liderança do grupo, com 18 pontos, quatro a mais do que a Bélgica, que hoje joga no Chipre. Com o terceiro lugar seguro, e com um lugar 'play-off', vai continuar Israel, com 13 pontos, que segue com quatro pontos de vantagem sobre os cipriotas.
Nas contas do Grupo H, a Noruega conseguiu um resultado muito positivo, ao vencer na receção à Croácia por 2-0. Os noruegueses, terceiros à partida para o jogo, estão assim, provisoriamente, na liderança do grupo, à espera do desfecho do jogo entre Itália e Bulgária.
A equipa nórdica soma 16 pontos, mais um do que os italianos e dois de vantagem para os croatas, agora terceiros do grupo. Mais longe do 'play-off', está a Bulgária, com oito.