Desporto

Sporting dá a volta e qualifica-se para os 16 avos da Liga Europa

Mário Cruz / Lusa

Sporting deu a volta ao jogo com golos de Gutiérrez, Bryan Ruiz e Slimani. Em dez minutos os leões marcaram três golos e garantiram a passagem à fase seguinte da Liga Europa.

No Estádio José Alvalade, em Lisboa, o alemão Mario Gómez inaugurou o marcador a favor da equipa turca, aos 58 minutos, mas o Sporting deu a volta com golos do argelino Slimani, aos 67, do costa-riquenho Bryan Ruiz, aos 72, e do colombiano Teo Gutiérrez, aos 77, atirando o Besiktas para fora da competição.

Na conferência de imprensa após a partida, Jorge Jesus, treinador do Sporting afirmou que "foi um jogo difícil. Já o sabíamos, porque íamos jogar contra uma equipa com muita qualidade técnica e que tem jogadores individualmente muito fortes, que podem criar desequilíbrios a qualquer momento. Na segunda parte, quando o jogo estava mais fácil para nós, acabámos por sofrer um golo. A equipa acreditou sempre até ao fim. Merecemos sair vencedores, num grupo muito forte".

Jesus disse ainda que "o Sporting precisa de recuperar a sua identidade em termos internacionais. A Liga Europa ajuda. Vamos agora entrar numa fase em que entram as equipas da Liga dos Campeões. Fica tudo mais difícil".

Finalista da Taça UEFA em 2005 e semifinalista da Liga Europa em 2012, o Sporting terminou no segundo lugar do grupo, com 10 pontos, menos um do que o Lokomotiv Moscovo, que venceu no terreno do Skenderbeu, por 3-0, enquanto o Besiktas ficou em terceiro, com nove. Nos 16 avos de final, a equipa 'leonina' junta-se ao Sporting de Braga, vencedor do Grupo F, e ao FC Porto, relegado da Liga dos Campeões.