Desporto

"Miúdos" do Académico de Viseu já treinam com os mais crescidos

Amadeu Araújo/TSF

No Académico de Viseu, alguns atletas da formação têm sido chamados para treinar com o plantel principal, que disputa a segunda liga. O último foi um adolescente, de 12 anos.

Com 12 anos, o guarda-redes dos infantis do Académico de Viseu, que joga igualmente pela equipa de iniciados, foi chamado para treinar com a equipa principal. Rafael Correia não esconde a emoção, e assume que "treinar com os seniores é uma coisa de outro mundo". Nos treinos, os mais velhos tratam-no como "um companheiro de equipa", mas além da segurança entre os postes, Rafael Correia destaca-se igualmente pela "apetência em marcar golos de bola parada".

Rafael treina com os dois principais guardiões do clube onde está ainda um júnior. Elísio, que também está nos seniores para "evoluir e apreender conhecimentos".

O treinador de guarda-redes vê estas chamadas ao treino da equipa principal como um "prémio", mas Tiago Castro destaca também o contributo para a "evolução dos futebolistas".

Voltando a Rafael, Rafa, ou o "miúdo", como lhe chamam os colegas de equipa, a intenção é "progredir no futebol profissional".

O Académico de Viseu assume que estas são as primeiras chamadas de atletas dos escalões de formação aos treinos da equipa principal, mas antecipa novas chamadas dos mais novos para o pontapé na bola com os mais velhos.