Sociedade

De Faro a Chaves. A Estrada Nacional 2 quer ser rota turística

TSF/Maria Augusta Casaca

Atravessa mais de 30 municípios, 11 rios e 4 serras. De Norte ao Sul, de Chaves a Faro, a Estrada Nacional 2 é a maior da Europa e quer ser reconhecida como tal em termos turísticos.

No dia em que faz 71 anos, os municípios querem torná-la património turístico. António Cabeleira, presidente da câmara de Chaves, revela que está em vias de ser constituída uma Associação de Municípios da Estrada Nacional 2 (EN2). "Serão feitos roteiros turísticos, os percursos recomendados e o que pode ser feito" ao longo desta travessia.

Segundo o autarca, quem fizer o percurso, apercebe-se" de como o país é bonito e diverso nos usos, nos costumes, gastronomia".

O autarca deslocou-se a Faro para descerrar conjuntamente com o presidente da câmara local a placa quilométrica original da estrada que foi recuperada.

Rogério Bacalhau considera que dar a conhecer a via é uma forma de valorizar o interior e descobrir um país único." Seja de carro, de mota, de bicicleta ou carro antigo", será uma forma encontrar estes nichos turísticos e trazê-los a fazer este passeio.

80% da EN2 está sob alçada das Infraestruturas de Portugal e o presidente António Ramalho compromete-se a não deixar cair a via no esquecimento. "Vamos controlar a qualidade da própria estrada, as bermas, a sinalética e estamos a estudar a possibilidade das indicações serem multilingues".

Percorrer a EN2 pode ser uma aventura para agendar nos dias de férias, com a certeza de que ela acabará sempre em banhos. Em Chaves, nas termas, em Faro, na praia.