Duas sondagens dão a vitória ao "Leave" no referendo britânico que pretende escolher entre sair ou ficar na União Europeia. Numa delas, a margem de apoio à saída aumentou bastante.
De acordo com a sondagem YouGov - publicada pelo The Times esta segunda-feira à noite - o número de britânicos que preferem dizer adeus à União Europeia (46%) está a crescer face àqueles que apoiam a permanência (39%).
O referendo está marcado para o dia 23 de junho. Uma decisão, seja qual ela for, que vai ter ondas de choque políticas, económicas e diplomáticas não só no Reino Unido, mas também nos países da União Europeia.
Os números obtidos pela sondagem YouGov e publicados esta segunda-feira - sair (46%) / ficar (39%) - comparam com a mesma sondagem, mas publicada no sábado. Aí, a luta estava bem mais renhida, com a saída na frente, mas apenas por um ponto percentual.
Esta segunda-feira foi revelada uma outra sondagem, realizada pela ORB e publicada no jornal Daily Telegraph, que fala em 49% dos britânicos a favor do "brexit" e 48% a optar pela permanência na União Europeia.
The Sun declara apoio ao adeus à União Europeia
O jornal de maior tiragem no Reino Unido já marcou território. O tablóde The Sun diz que "acredita no Reino Unido" e apela ao voto no "Leave", a saída dos britânicos.
"Estamos prestes a fazer a mais importante decisão política das nossas vidas. O The Sun roga a todos que votem a favor da saída", lê-se na capa do tablóide.
"Esta é a nossa última oportunidade de nos retirarmos da máquina não-democrática de Bruxelas [...] e é tempo de a aproveitar", diz o editorial publicado na primeira página do diário detido pela magnata da comunicação social Rupert Murdoch.