Política

PSD acusa Governo de potenciar instabilidade no sistema bancário

João Relvas/Lusa

O líder parlamentar social democrata dá como exemplos notícias que se "multiplicam" sobre a Caixa Geral de Depósitos ou o Novo Banco.

"Esta instabilidade criada no sistema bancário é de facto muito preocupante. Instamos o Governo a corrigir o tiro e a não ser o responsável por esta instabilidade, incerteza, desconfiança que gravita no nosso sistema financeiro", vincou Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Nos "últimos dias", prosseguiu o social-democrata, "continuam a multiplicar-se e avolumar-se notícias, intervenções e posições acerca do sistema financeiro, provindas do Governo, e em particular do ministro das Finanças" - tais posições "provocam desconfiança, perplexidade, incerteza no sistema financeiro e bancário", advogou.

"Só sobre a CGD foram mais de uma dezena" de notícias e inclusive "contradições" entre vários membros do Governo, realça Luís Montenegro, que insta o Executivo a "não plantar, de forma diária, às vezes mais que uma vez por dia, posições que não se percebem e que trazem incerteza ao sistema financeiro e ao sistema bancário".

O ministro das Finanças, Mário Centeno, tem-se portado - nas palavras do líder da bancada parlamentar do PSD - como um "elefante numa loja de porcelanas".