Eleições EUA 2016

E a paródia antecipou-se à política

Reuters

O comediante Stephen Colbert foi mais cedo que os delegados, visitou o pavilhão onde decorre a convenção republicana e fez um número.

Foi no domingo, véspera do arranque dos trabalhos em Cleveland. O comediante entra e salta para o púlpito, encarnando o papel de mestre de cerimónias.

Uma figura inspirada no filme "The hunger games", que relata um mundo ficcional em que adolescentes são lançados para uma arena gigante onde tem de lutar até à morte. O vencedor leva depois uma vida de riqueza e ostentação.

Foi isso o que aconteceu no palco da convenção republicana. Stephen Colbert tomou conta do púlpito e anunciou: "É minha honra dar início aos jogos nacionais republicanos da fome de poder 2016".

Assim que disse isto, Colbert foi abordado por um segurança que o retirou do palanque, mas ainda teve tempo para mais uma farpa.

"Vejam, eu sei que não é suposto estar aqui, mas vamos ser honestos: o Donald Trump também não!"

A rábula foi depois apresentada, segunda-feira, no programa que Colbert tem no canal Comedy Central e até foi motivo para uma aparição do retirado Jon Stewart.

O antigo apresentador do Daily Show surge como um eremita que presumia que o candidato republicano iria ser Jeb Bush, irmão de George W Bush. E é então que Colbert lhe dá a novidade...