Rio 2016

O Apartheid afastou a mãe dos Jogos, o filho ganhou o ouro 20 anos depois

Reuters

A mãe do medalha de ouro nos 400 metros foi uma atleta de relevo na África do Sul mas por causa do Apartheid foi impedida de participar nos Jogos Olímpicos. Agora, o filho levou uma medalha para casa.

Odessa Swarts é mãe de Wayde van Niekerk, atleta de 24 anos que ganhou a final dos 400 metros no último domingo batendo o recorde mundial e conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Odessa Swarts foi também uma atleta de relevo na África do Sul nos anos 80 e 90. Mas nunca participou em qualquer olimpíada devido ao Apartheid.

A história já tinha sido contada há um ano pelo jornal Cape Times quando Wayde van Niekerk se sagrou campeão mundial dos 400 metros em Pequim. Agora, com a medalha de ouro no Rio de Janeiro, a história familiar, "digna de um filme de Hollywood" ganha uma dimensão renovada.

Recordemos: Odessa começou a correr na escola primária. Foi campeã escolar, venceu vários campeonatos regionais e tornou-se uma atleta sénior "com uma destreza impressionante nos sprints" tendo obtido "performances fenomenais" nas pistas, segundo o jornal sul-africano.

Corria em pistas irregulares, com cascalho. Apesar das fracas condições de treino dos atletas oprimidos, Odessa poderia ter representado a África do Sul em provas internacionais mas não pôde participar em Jogos Olímpicos devido às sanções contra o Apartheid na África do Sul.

Foi então que "escolheu participar" de forma "diligente e desinteressada" em provas que promoviam a igualdade racial e lutavam contra o regime. Desporto pela liberdade.

O regime caiu quando o filho tinha dois anos e agora Wayde van Niekerk levou para casa uma medalha de ouro e um recorde mundial. A mãe agradeceu, mostrando orgulho e sublinhando que "o tempo está aqui".