Política

Eleições nos Açores: Vasco Cordeiro apela ao voto para que seja "um bom dia"

Mário Cruz/Lusa

O líder do PS/Açores votou pouco antes das 11 horas, na Junta de Freguesia de São José, em Ponta Delgada. À entrada, cruzou-se com o antigo presidente do Governo Regional dos Açores, Mota Amaral.

"Está um dia extraordinário, um dia em que apelo a todas as açorianas e a todos os açorianos que exerçam o seu direito, que cumpram o seu dever de voto entre todas as escolhas que estão à sua apreciação nestas eleições, para que esse possa ser também um bom dia para a nossa autonomia e para a nossa democracia", afirmou Vasco Cordeiro.

À saída da Junta de Freguesia de São José, em Ponta Delgada, o presidente, o do PS/Açores e recandidato à presidência do Governo Regional, rejeitou ainda comentar qualquer possibilidade de as eleições regionais poderem vir a ser marcadas, mais uma vez, por uma elevada taxa de abstenção.

"Vamos aguardar. Nós tivemos, ao longo destes dias, várias oportunidades de referir esse aspeto, hoje vamos deixar o povo pronunciar-se", acrescentou o candidato, que, à entrada, se cruzou com o antigo presidente do Governo Regional dos Açores, Mota Amaral.

Confrontado pelos jornalistas sobre se a campanha eleitoral foi, ou não, esclarecedora, Vasco Cordeiro adiantou que "da parte de todos houve esse esforço".

As 269 secções de voto para as eleições legislativas regionais dos Açores abriram este domingo às 8h e vão encerrar às 19h locais (mais uma hora em Lisboa).

Um total de 228.160 eleitores estão inscritos para escolher os 57 deputados da Assembleia Legislativa Regional.

Concorrem às eleições 13 forças políticas: PSD, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PPM, Livre, PAN, PCTP/MRPP, PURP, MAS, MPT e PDR.

Depois de conhecidos os resultados, o Representante da República nomeia o presidente do Governo Regional.