Candidatos do CDS-PP, do BE, da CDU e do PPM também já votaram. Todos apelam aos eleitores que exerçam o direito de voto. CNE diz que o sufrágio decorre com "tranquilidade absoluta".
O líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, apelou à população açoriana para que exerça o direito de voto, considerando que é preciso estudar as causas da elevada abstenção no arquipélago.
"Apelo às pessoas que exerçam o seu direito cívico, que é o voto e que é muito importante exercer em democracia", disse, em declarações aos jornalistas, depois de votar na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.
O líder centrista, também cabeça de lista do CDS-PP pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, disse esperar que não haja uma abstenção elevada "para bem da democracia", considerando que é necessário estudar a baixa participação cívica dos açorianos.
Em Ponta Delgada, também Aníbal Pires, coordenador da CDU/Açores e candidato a deputado no parlamento regional, Aníbal Pires, apelou à mobilização: "Aquilo que eu mais desejo é que os eleitores venham às urnas e participem neste ato eleitoral".
Após ter votado na Escola da Mãe de Deus, na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, o cabeça de lista pelo círculo de São Miguel sublinhou ainda que o dia é de decisão sobre "aquilo que será o futuro de médio prazo da região".
Também em Ponta Delgada, Zuraida Soares, coordenadora do BE/Açores e candidata pelo círculo de São Miguel, disse que os açorianos devem votar, porque "há muita coisa em jogo" para o desenvolvimento da região.
"Os eleitores têm toda a liberdade, face ao painel que a democracia lhes oferece, para poderem optar", acrescentou, após ter votado na freguesia de São Vicente Ferreira.
Já o líder regional do PPM, Paulo Estêvão, diz esperar uma "grande afluência às urnas", considerando que, se tal acontecer, a democracia fica favorecida e o pluralismo político preservado.
"Da nossa parte, o que esperamos é que exista uma grande afluência as urnas, no sentido de fortalecer o nosso sistema democrático, através do aumento da participação, e também a preservação do pluralismo do nosso sistema político", afirmou, em conversa telefónica a partir da ilha do Corvo, à agência Lusa.
CNE diz que o sufrágio decorre com "tranquilidade absoluta
As eleições legislativas regionais dos Açores decorrem com "tranquilidade absoluta" e sem queixas ou incidentes, disse à agência Lusa José Vicente, o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE) no arquipélago.
Às 11h locais (mais uma hora em Lisboa), cerca de 7,47 por cento dos eleitores inscritos para as eleições legislativas regionais dos Açores tinha votado, segundo dados da Direção Regional de Organização e Administração Pública (DROAP).
No universo de 228.160 eleitores recenseados, votaram cerca de 17 mil pessoas, de acordo com a informação que a DROAP conseguiu recolher àquela hora.
Segundo esta direção regional, há quatro anos, até à mesma hora, 10,34 por cento dos eleitores tinham exercido o direito de voto nas legislativas regionais.