Desporto

Portugal empata com a Roménia

Pedro Rocha / Global Imagens

A seleção portuguesa de futebol feminino empatou hoje 0-0 com a sua congénere romena, em jogo da primeira mão do 'play-off' de apuramento para o Europeu de 2017, disputado em Lisboa

Após este empate, a formação lusa vai decidir na Roménia quem seguirá em frente, em jogo agendado para a próxima terça-feira, em Cluj.

Portugal defrontou a Roménia no Restelo, na primeira mão da eliminatória de acesso à fase final do Euro 2017, de futebol feminino. A seleção "A" portuguesa, nunca esteve numa fase final de um grande torneio, e sonha com o passaporte para estar na Holanda.

Acompanhe aqui o nosso minuto-a-minuto.

Este foi o primeiro de dois jogos, a seleção portuguesa ainda vai ter de ir à Roménia. A equipa está confiante e o selecionador nacional recusa qualquer pressão.

Na página que mantém no Facebook, a Federação Portuguesa de Futebol diz que este é "o jogo das nossas vidas".

E se a Federação põe a fasquia lá em cima, também os jogadores campeões europeus (e não só) têm mostrado que acreditam que elas vão, pela primeira vez, qualificar-se para a fase final de um Campeonato Europeu.

A diretora para o futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Mónica Jorge, passou pela Manhã TSF e ao jornalista Nuno Domingues explicou que o caminho percorrido nos últimos anos permite a Portugal competir "de igual para igual, com seleções de países com maior número de praticantes".

No caso de Portugal, o desenvolvimento tem sido sustentado, entre a seleção principal e as equipas jovens, e passa também por uma maior aposta dos clubes. "Os clubes sabem que é este é o caminho e que é um novo mercado, que permite a projeção de cada clube", explicou ainda Mónica Jorge, lembrando que mais de 50% da população são mulheres.

Sobre o adversário neste play-off, Mónica Jorge reconhece que é uma boa equipa, mas que Portugal tem "uma fome muito grande de poder chegar a este europeu".

Apoio não falta

Jogadores e selecionador, garantiram antes destes jogos que a equipa está motivada, e quer mesmo chegar à fase final do Euro 2017, na Holanda.

Mesmo assim, um grupo de atletas, do futebol e não só, entre os quais Cedric Soares, José Fonte, Danilo Pereira, Rui Patrício, Patrícia Mamona, João Mário, William Carvalho, Eder, André Silva e Nélson Évora, junta-se numa mensagem coletiva de apoios "às meninas" da seleção portuguesa.