Economia

Governo anuncia novas estradas no valor de 180 milhões de euros

Rui Manuel Fonseca/Global Imagens

Pacote prevê 102 milhões de euros para a melhoria de acessibilidades rodoviárias de 12 parques empresariais, sobretudo a norte do país, e garante 78 milhões de Bruxelas para a expansão de parques.

Doze parques empresariais, sobretudo no norte do país, vão ter acessos novos ou melhorados. Essa dúzia de polos foi a escolhida pelo programa de valorização das áreas empresariais que o governo lança nesta terça-feira, e que o ministro do Planeamento e Infraestruturas antecipa na TSF. A medida prevê um investimento total de 180 milhões de euros, divididos em dois pacotes: um de 78 milhões de euros (financiado por fundos europeus) para a criação e expansão de polos, e outro de 102 milhões, financiados pela Administração Central, para a melhoria das acessibilidades rodoviárias a parques de empresas.

Os parques visados por cada um destes dois pacotes não serão exatamente os mesmos, e o da construção e melhoria de estradas está mesmo fechado, enquanto o da criação e melhoria de polos está ainda sujeito a uma aprovação de Bruxelas, que "deverá chegar nos próximos meses", espera Pedro Marques.

O ministro descreve as duas vertentes do dossier explicando que existe "por um lado, um conjunto de 12 investimentos nas acessibilidades em zonas empresariais com forte densidade económica e muito investimento mas que estão prejudicadas na capacidade de criar emprego e sustentar o investimento que têm devido às acessibilidades" e assegurando que "por outro, haverá cerca de 80 milhões de euros de fundos comunitários que serão colocados ao serviço da qualificação das zonas empresariais para termos capacidade de instalação de mais emprego"

Esta vertente da criação e melhoria de parques empresariais é concretizada através dos fundos europeus do Portugal2020, para os quais as autarquias podem concorrer, enquanto a da construção e reparação de acessos será levada a cabo pela Infraestuturas de Portugal, e é garantida "por fundos nacionais", pelo que deverá estar no terreno mais rapidamente. As intervenções abrangem áreas de dimensões que variam entre os 200 metros e os 13,5 quilómetros, e incluem construção nova e reabilitação de acessos existentes.

Norte lidera...

Dos 12 polos que vão beneficiar de novos acessos, oito são no Norte do país, e todos de Aveiro para cima. Eis a lista.

Distrito de Aveiro

- Parque de Negócios de Escariz, que serve os concelhos Santa Maria da Feira, Arouca e Aveiro

- Área de Lavaqueiras, que serve a capital de distrito

Distrito do Porto

- Área Industrial de Fontiscos, em Santo Tirso

- Zona Industrial de Cabeça de Porca, em Felgueiras

Distrito de Viana do Castelo

- Parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura

- Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo

Distrito de Braga

- Avepark, no concelho de Guimarães

- Àreas de localização empresarial de Famalicão Sul (Ribeirão e Lousado)

... Centro tem dois eleitos...

- Parque Industrial do Mundão, no concelho de Satão, distrito de Viseu

- Zonda Industrial de Riachos, no distrito de Santarém, concelhos de Torres Novas, Golegã e Entroncamento

... e o Alentejo outros dois

- Zona Industrial de Campo Maior, no distrito de Portalegre