ciencia

Nasa de acordo com viagem de «Cosmoturista»

A NASA está de acordo com a viagem de Dennis Tito à EEI. Segundo declarações do «cosmoturista», a NASA mudou de opinião depois da assinatura de um contrato onde Tito assume todas as responsabilidades se algo não correr como se espera.

A NASA e os seus parceiros da Estação Espacial Internacional anunciaram não ter nada contra a viagem do primeiro «turista do espaço», escreve a edição de hoje da revista «Newsweek».

Dennis Tito, fez saber à revista que a NASA mudou de opinião sábado, depois da assinatura de um contrato onde aceita a responsabilidade por o que possa acontecer de errado durante a viagem.

Desde Janeiro, a NASA e as outras agências envolvidas no projecto recusaram a participação na missão de um turista, evocando razões de segurança.

O «turista do Espaço» e dois cosmonautas russos, Talgat Moussabaiev (chefe de equipa) e Iouri Batourine (engenheiro de bordo), partem esta segunda-feira de Moscovo com destino à de Baiknour, Cazaquistão, onde terão lugar os primeiros preparativos para a viagem de oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

O «cosmoturista», de 60 anos, é um homem de finanças da Califórnia, estudou na Universidade Aeroespacial dos Estados Unidos e trabalhou durante cinco anos na NASA.

Redação