Afinal, a soja não é o «milagre» para os sintomas da menopausa, tal como muitas mulheres juravam ser. Cientistas norte-americanos provaram que a soja contribui apenas para a força dos ossos e para o equilíbrio dos níveis de colesterol.
Muitas mulheres juram que o facto de comerem soja as ajuda a suportar os sintomas da menopausa, mas estudos recentes mostram que os efeitos não são tão positivos quanto parecem.
A pesquisa, publicada no «American Journal of Clinical Nutrition», concluiu que não há quaisquer diferenças entre os níveis hormonais das mulheres que comem sojam e das que não comem, em fase de menopausa.
No entanto, o estudo conclui que a soja ajuda as mulheres a manter os ossos fortes - e bons níveis de colesterol - depois da menopausa.
A soja é tida como um alimento aconselhável na menopausa, porque contém hormonas típicas das plantas - os fito-estrogéneos - que são semelhantes, na estrutura, a uma hormona sexual produzida pelas mulheres.
Como a menopausa diminui a produção da hormonas femininas, a soja seria uma fonte de equilíbrio hormonal, suavizando os sintomas típicos da menopausa.
Algumas das fontes de soja são o tofu, o leite de soja e a farinha de soja.