ciencia

Cientistas descodificam mistérios do sono

Um grupo de investigadores acredita que encontrou um importante e novo componente no sistema que faz os seres humanos dormir e que lhes permite acordar. Esta descoberta poderá ajudar a combater as doenças do sono.

Os cientistas estão esperançados que tenham consigo chegar a um avanço fundamental para tratar as doenças relacionadas com o sono.

Segundo, este estudo os seres humanos possuem um sistema complexo, que funciona de forma automática e que permite responder com eficácia aos estímulos do sono ou do estar acordado.

Os elementos que deixam o corpo adaptar-se aos diferentes ritmos é ainda muito mal conhecido. Os investigadores, da Harvard Medical School, em Boston, afirmam que descobriram uma ligação na cadeia química que permite ao corpo enviar ordens para regular o biorritmo.

Estas experiências foram realizadas com a ajuda de hamsters e ratos, onde se detectou a existência de um factor, chamado TGF-alpha, particularmente na parte do cérebro que se sabe estar ligada com o ciclo do dormir e acordar.

A substância foi também encontrada no hipotálamo, a glândula que segrega a hormona que controla o sono nos humanos.