desporto

FC Porto inflige pesada derrota à Académica

Quatro golos argentinos, dois deles prematuros, «carimbaram» este sábado a primeira goleada do vice-campeão FC Porto na temporada 2005/06, na recepção à Académica (5-1), em encontro da 11ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O FC Porto infligiu à Académica uma pesada derrota por 5-1, mantendo distância para o Sporting de Braga, líder da Liga portuguesa de futebol, que horas antes se impôs (3-2) ao campeão Benfica.

O clube portuense beneficiou da inspiração dos argentinos Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez, autores de quatro dos cinco tentos dos anfitriões, e permanece com apenas dois pontos de atraso para os bracarenses, que deixaram o Benfica numa situação complicada, a oito pontos do comandando.

Lucho Gonzalez estreou-se a marcar no campeonato e fê-lo em grande estilo, com um "bis", aos 11 e 94 minutos, repetindo o feito do compatriota Lisandro Lopez (20 e 67), com César Peixoto a inscrever também o nome na lista dos marcadores (71), permanecendo como o melhor "artilheiro" do FC Porto, com quatro tentos.

O golo de Marcel, aos 95 minutos, limitou-se a atenuar o peso da derrota, mas serviu para impedir que os portuenses alcançassem o resultado mais desnivelado da prova, igualando os quatro golos de diferença pelos quais o Benfica bateu a União de Leiria (4-0).

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Lucho Gonzalez, 11 minutos

2-0, Lisandro Lopez, 20

3-0, César Peixoto, 71

4-0, Lisandro Lopez, 77

5-0, Lucho Gonzalez, 94

5-1, Marcel, 95.

Equipas:

- FC Porto: Vítor Baía, Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel, César Peixoto, Paulo Assunção, Lucho Gonzalez, Ibson (Diego, 74), Ricardo Quaresma (Alan, 74), Lisandro Lopez e Hugo Almeida (Jorginho, 65).

(Suplentes: Helton, Ricardo Costa, Marek Cech, Diego, Jorginho, Alan e McCarthy).

- Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, Zé Castro, Danilo, Lira (Ezequias, 46), Roberto Brum, Paulo Adriano (Fernando, 30), Filipe Teixeira, Nuno Piloto (Gelson, 46), Luciano e Marcel.

(Suplentes: Dani, Ezequias, Pedro Silva, Vítor Vinha, Fernando, Gelson e Joeano).

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Lira (03) e Gelson (86).

Assistência: 30.108 espectadores.