A lista do novo Comité Central do PCP foi hoje aprovada no XVI Congresso do partido com 58 votos contra e 63 abstenções. A votação foi feita de braço no ar.
A lista do novo Comité Central do PCP foi hoje aprovada no XVI Congresso do partido, após uma discussão que se prolongou por mais de duas horas, com 58 votos contra e 63 abstenções.
«Foi uma discussão muito viva a que decorreu no Congresso», admitiu Vitor Dias no final.
A votação foi feita de braço no ar.
A proposta de eleição do Comité Central por voto secreto foi hoje rejeitada pelo congresso do PCP por larga maioria, apenas tendo obtido 31 votos contra e 15 abstenções.
No final da sessão reservada a delegados para a eleição do Comité Central dos comunistas, a dirigente da Comissão Política e do Secretariado do PCP Luísa Araújo considerou este resultado «natural», depois de uma «discussão franca e que, por isso, correu muito bem».
Entre os 58 votos contra a proposta de Comité Central do partido, apurou a agência Lusa, estiveram alguns delegados da JCP, delegados do Porto e do sector intelectual do partido.
Estes resultados, segundo afirmou Luísa Araújo num encontro com jornalistas, revelaram «a existência de uma forte unidade no partido», que «á se havia verificado em relação às teses» para os próximos quatro anos.