portugal

PS e PCP pedem explicações sobre investigações na CREL

A oposição quer que o executivo de Durão Barroso se explique sobre as investigações aos movimentos de protesto contra a reposição das portagens na CREL que estão a ser realizadas pelo SIS.

Reagindo à notícia do «Expresso», segundo a qual o Governo já teria posto em campo agentes do SIS e colocado de prevenção a GNR e a PSP, para analisarem a contestação ao pagamento das portagens na CREL, o PS e o PCP exigem explicações.

O deputado o do PCP, António Filipe diz que vai entregar um requerimento à Assembleia da República, segunda-feira, no qual irá questionar o executivo sobre a veracidade destas investigações.

«Se isso for verdade, corresponderá a uma grave arbitrariedade e violação da lei, assim como um abuso em relação às funções do SIS, um serviço que tem como missão investigar as ameaças ao regime democrático e nunca manifestações de cidadãos», afirmou.

O dirigente comunista aproveitou ainda para deixar um recado ao executivo, «por aquilo que aconteceu no passado, o Governo já deveria ter aprendido que só se fragiliza quando anda a investigar movimentos de protesto», disse, referindo-se aos protestos de estudantes, e contra o aumentos das portagens na Ponte 25 de Abril, na época de Cavaco Silva.

Do lado socialista, o presidente da concelhia de Lisboa do PS, Miguel Coelho, frisa que «o SIS está a perder tempo a investigar um legítimo direito ao protesto dos cidadãos».

«É um precedente perigoso para a saúde do regime democrático», acrescentou ainda Miguel Coelho, o qual negou que o PS esteja a mobilizar pessoas contra a reposição de portagens na Circular Regional Externa de Lisboa (CREL).