portugal

«Linha verde» para famílias de militares no exterior

As famílias dos militares portugueses em missões no estrangeiro vão passar a dispor de uma «linha verde» do Ministério da Defesa para recolher informações e enviar recados urgentes aos soldados no exterior.

nº 800 20 2000

De acordo o porta-voz do Ministério da Defesa, Fernando Serafino, a linha (nº 800 20 2000) pode ser utilizada pelas famílias que sintam «alguma preocupação e necessidade de informação» relativamente aos seus familiares em missões no estrangeiro.

Através da «linha verde», que começa a funcionar segunda-feira, poderão receber informação ou «deixar alguma mensagem que seja urgente» fazer chegar aos seus familiares no estrangeiro.

A linha vai estar a funcionar das 9:30 às 17:30 nos dias úteis, ficando a operar, depois disso, um sistema de gravação de mensagens, havendo, por parte dos serviços do Ministério o«compromisso de um prazo de 24 horas para responder aos pedidos de informação que fiquem gravados».

A «linha verde» não vai permitir, contudo, um contacto directo entre os familiares e os militares, concluiu o responsável.

Portugal tem actualmente militares a cumprir missões em Timor-Leste, Bósnia-Herzegovina, Macedónia, PALOP's e Saara Ocidental.