vida

Coimbra e Macau unidos pela formação

Os municípios geminados de Coimbra e as Ilhas da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estão apostados em cooperar a nível da formação, não só académica mas também desportiva.

Os municípios geminados de Coimbra (na foto) e as Ilhas da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) apostam na cooperação, sendo a formação uma das áreas com especial destaque.

O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, referiu como exemplo um centro de formação de advogados estagiários que está em processo de constituição em Coimbra.

Para Manuel Machado, os 25 funcionários da Câmara Municipal das Ilhas Provisórias (CMIP) que frequentaram acções de formação no Centro de Formação Autárquica de Coimbra são um exemplo do caminho a seguir.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra - que se encontra em Macau por ocasião da Semana das Ilhas, organizada pela CMIP - manteve hoje um encontro de apresentação de cumprimentos com o chefe do executivo da RAEM, Edmund Ho Hau Wah, a quem endereçou um convite para visitar a cidade.

Segundo o autarca, já no inicio de 2001, poderá decorrer uma visita da secretária do governo local para a Administração e Justiça, Florinda Chan, a Portugal.

O futebol também faz parte dos planos deste plano de cooperação entre a Câmara Municipal de Coimbra e a CMIP. Está a ser preparada a deslocação a Macau de um treinador de futebol, possivelmente o antigo jogador da Académica Gregório Freixo, para acções de divulgação e formação.

Coimbra vai estar presente na Semana das Ilhas com espectáculos do grupo Estudantina de Coimbra.

Os municípios de Coimbra e das ilhas de Macau assinaram um acordo de geminação em 1998.

Redação