O PS pediu o adiamento para terça-feira da votação "face à dificuldade em garantir o consenso". O Bloco que, há semanas anunciou acordo com o PS, acusa os socialistas de "adiamento de todo processo."
A votação na especialidade das propostas para a reforma da floresta estava agendada para hoje, na comissão parlamentar de Agricultura, mas foi adiada para terça-feira a pedido do PS
A deputada Júlia Rodrigues justifica que assim, haverá "mais tempo" para garantir o consenso" que ainda falta.
Mas para o Bloco de Esquerda, "concentrar de forma inusitada a análise em poucas horas antes da votação, configura o adiamento da reforma da floresta", denuncia o deputado Pedro Soares.
Há semanas o BE anunciou um acordo com o PS para acabar com a liberalização do eucalipto e integrar compulsivamente no Banco Público de Terras os terrenos abandonados e sem dono.
De acordo com o calendário "estabelecido pelo BE e pelo PS", o trabalho de reforma da floresta tem de estar concluído até quarta-feira, dia 19, quando será a votação final global do pacote florestal.
O PSD já considerou que existem "desentendimentos" entre os partidos da maioria mas o PS mantém que será possível o consenso sobre "um texto bom" e até trabalha para obter o consenso social-democrata.
Em causa estão nove diplomas e dezassete alterações às leis em debate, incluindo o cadastro rústico, a questão da diminuição da área de eucaliptos, a mais polémica, e a gestão florestal.
Adivinha-se uma maratona na próxima terça-feira.